Valpaços

Habitantes .......................... 19 000

Freguesias .......................... 31

Fogos ................................. 9 030

Área ................................... 538 Km2

 

Armas de azul, com um cordeiro de prata realçado de negro, acompanhado em chefe por duas abelhas também de prata, realçadas de negro. Orla cosida de negro, carregada de oito romãs de sua cor, abertas de vermelho e folhadas de verde.

 

Coroa mural de prata com cinco torres.

 

Primitivamente uma vila de casario chão e disperso, promovida a cidade em 1999, é hoje um espaço urbano muito diferente de há poucos anos, senhora de outra dimensão moderna, ostentando uma capacidade que se desdobra a todo o extenso concelho e se abre para um novo futuro.

 

A nascente, em capela singular servida por longa escadaria, guarda-se uma adoração antiga pela imagem de Nossa Senhora da Saúde, em honra da qual fizeram em tempos recentes um templo majestoso, e à volta do qual se realiza em Setembro uma das maiores romarias destes lugares.

 

O concelho de hoje é herdeiro recente, desde 1853, dos concelhos medievais de Monforte e Montenegro, enobrecidos por um passado e valor antigos.

 

Solar de Fornos de Pinhal

 

 Desses primitivos concelhos e das suas latitudes diferentes herdou também uma agricultura mista de terra fria e terra quente que constituem afinal toda a sua riqueza.

 

Tem lavras de centeio e batata, campos altos de frondosos castanheiros, enquanto, para o sul, é riqueza de frutas, dos olivais, de vinhedos afamados. Tudo isto em terra de fartura e de esmeradas especialidades gastronómicas.

 

Por todo o concelho o estudioso pode encontrar sinais de marcas viárias e restos de calçadas romanas.

 

A par de nobres casas tradicionais em alguns lugares, realça-se a beleza simples de capelinhas de aldeias, como Santa Valha e Argeriz.

 

Em Carrazedo de Montenegro, outrora cabeça de um concelho, destaca-se a Igreja Matriz, de raiz barroca e dedicada a São Nicolau é o mais importante dos edifícios da região.

 

 

 

 

 

 

Grupo Cultural Aquae Flaviae - Rua Direita, nº 41 - 5400-220 CHAVES | e-mail: grupoculturalaquaeflaviae@sapo.pt

Início

Apresentação

Corpos Sociais

Contactos

Boticas

Chaves

Montalegre

Valpaços

Vila Pouca de Aguiar

Ribeira de Pena

Revistas

Roteiros da Região

Memórias

Outras Publicações

Design & Developed by Carolino Caetano

Índice por Autores

Índice por Palavras-chave

Copyright © 2011- Grupo Cultural Aquae Flaviae